sexta-feira, janeiro 25, 2008

Cloverfield - Crítica com Spoilers



Cloverfield insere-se num género que se achava explorado e arrumado na prateleira. É uma mistura de Blair Witch Project (a técnica de filmagem), com Godzilla (o tema), com o 11 de Setembro (o próprio mostro é uma personificação dos atentados às torres gémeas, mas obviamente numa escala muito maior). Alias, partes do drama vivido pelos protagonistas fazem lembrar as imagens horriveis que percorreram o mundo naquele dia 11 de Setembro. Um filme brilhante e cheio de pequenos detalhes, que irá deixar os mais fanáticos bem agarradinhos ao ecrã do computador, dispostos a descobrir todos os segredos escondidos nas imagens. Este sim, é o gozo que J. J. Abrams tira de tudo o que faz. É um projecto arrojado, algo só à altura do génio do criador de Lost.
O romance que se vive no filme, alimentado por supostas imagens antigas da cassete, e que foram sobrepostas pela gravação de todo o drama, serve para distrair o espectador de todo aquela destruição, mas também para justificar algumas partes do enredo. Muito bem colocadas e montadas, dando mais credibilidade a toda aquela filmagem 'amadora'.
Todo o hype criado à volta do filme, com os chamados sites virais, e a sonegação de informação à imprensa, aumentou o interesse e a curiosidade do espectador, e deixem-me que vos diga que não irão sair de lá defraudados.
E para já, tal como disse o realizador do filme, existe a possibilidade de aparecerem mais Cloverfields. Tudo por que podem ser 'encontradas' mais cassetes que tenham gravadas diferentes perspectivas da história.
Só um pequeno conselho, fiquem até ao fim dos créditos, com muita atenção....

Pontuação: 9,0/10

P.S.- O hype já voltou ao activo para a próxima obra de J. J. Abrams, que volta desta vez também no papel de realizador, em Star Trek XI. Visitem o site oficial , e comecem de novo o jogo.

6 comentários:

cursed disse...

As expectativas com que fui para este filme não eram grande coisa. Ah e tal é um filme parecido com o Blair Witch Project. Eu como não achei esse filme nada de especial (e não foi por causa do tipo de filmagem) pensei que este ia ser mais um filme desses.
Felizmente enganei-me, o filme é um espetaculo e deixa-nos a roer os dedos até ao final (as unhas já estavam roídas:)).
Toda a informação na net, que por vezes complementa o filme, faz com que o filme não tenha apenas os poucos 83 minutos mas muito mais.

Pedro disse...

Totalmente de acordo, tirando o facto de haver uns broncos a falar o filme todo ao meu lado, o filme foi um espectáculo. E só agora começo a ver a dimensão do mesmo...e o enredo parece estender-se até ao Lost.

Pedro disse...

É que nem parece, estende-se mesmo. Este Cloverfield tresanda a Lost por todos os poros. Muito Bom...

Anita disse...

minha teoria: depois da explosão no final (e ignorando o som no fim dos créditos)o monstro transforma-se em "fumaça preta", vai parar à ilha do lost onde passa a ser conhecido como o "lostzilla" hehehe:)

Deixando agora as minhas palermices de lado, o filme é excelente, de arrepiar mesmo:) e, claro que nos remete para lost inúmeras vezes...basta olharmos para o "grupo", preocupado com a sua sobrevivência, sem perceberem o que se está a passar à sua volta:/ Já vi que ficaste até ao fim dos créditos mas, não reparaste na cena final aquela espécie de "movimento" no mar???

boa semana***

Pedro disse...

Por acaso não reparei, apesar de ter lido em blogs, depois de ter visto o filme. Arranjei uma cópia manhosa do filme, mas não dá para ver muito bem.
Em relação ao vício (Lost), já viste o site http://www.find815.com ?
Vale a pena, e talvez desvende um pouco mais sobre o tal barco que os vem 'salvar'!!

Boa Semana

Anita disse...

C´um catano...eu aqui a tentar evitar spoilers de lost a todo custo...e prontos...lá vem mais um para me tentar:)hehehe:) até ao 1º episódio (faltas 3 dias) não quero saber nada...nem a promo, nem os sneak peaks vi ainda:)por isso...já sabes...keep your mouth shut hehehe:)

Quanto à cena...nothing special, nota-se apenas uma ligeira movimentação no mar...eu reparei pq me tinham avisado :)

****