segunda-feira, janeiro 21, 2008

Atonement



Numa altura em que os filmes de época parecem estar num declinio lento, surge-nos este Atonement. Uma história intrigante e algo original, na medida em que se desenrola em torno da antagonista, Briony Tallis. Briony, interpretada por três actrizes (Saoirse Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave), vale pelo seu todo, desde a sua pré-adolescência até à sua velhice. Mas a intepretação de Vanessa Redgrave é a que mais se destaca, das três. Consegue representar uma Briony idosa, arrependida mas ao mesmo tempo fria e distante.
Outra grande representação é a de James McAvoy. Apenas conhecia o actor no papel de fauno em As Crónicas de Narnia, mas depois deste filme é certo que irei acompanhar de perto a carreira do actor. Para mim existe apenas uma pessoa que está completamente deslocada do filme, e essa pessoa chama-se Keira Knightley. Não me transmite absolutamente nada, no seu papel de Cecilia Tallis. Talvez Kate Winslet ou Natalie Portman teriam sido melhor escolha.
A fotografia é soberba, e a produção em torno da famosa cena da praia é brilhante. Aquele bocadinho consegue transmitir tanto com tão poucas falas. A banda-sonora também está irrepreensível, encaixando-se perfeitamente na acção.

Pontuação: 7,9/10

1 comentário:

Anita disse...

eu, amei este filme principalmente pela grande actuação dessa grande revelação que é James Mcavoy:) já tinha visto além de Narnia, o seu trabalho em "Becoming Jane" e também aí me despertou a atenção:)

Não concordo, contigo em relação à Keira Knightley:/ achei a interpretação dela muito boa, aliás acho que ela evolui como actriz a cada filme que faz:)

Resumindo, considerei o filme sublime e a justificar a nomeação ao óscar para melhor filme (apesar de achar que não tem hipóteses de ganhar)

beijos***