domingo, maio 25, 2008

Iron Man - Crítica


Fico orgulhoso por saber que Robert Downey Jr. consguiu dar a volta por cima, depois de alguns anos bastante conturbados na sua vida. Sempre gostei deste actor, que nos brindou com uma grande interpretação em Chaplin, e mais recentemente, A Scanner Darkly, Zodiac e A Guide To Recognizing Your Saints.
É bom revê-lo em grande estilo, e pela primeira vez, como protagonista de um grande blockbuster de acção. Pessoalmente, acho que foi uma aposta ganha por parte do realizador Jon Favreau (mais conhecido pela sua carreira de actor, em filmes como Deep Impact, Daredevil, e até mesmo neste Iron Man, onde desempenha o papel de motorista de Tony Stark). Downey Jr. é a alma deste filme.
O filme em si, considero-o muito completo. Um filme repleto de acção com grandes interpretações por parte de Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges e Terrence Howard; efeitos especias de cortar a respiração, muito bem montados; um argumento brilhante, onde é explorado o nascimento do herói, sem pressas, mas ao mesmo tempo muito flúido e cativante. Este filme apenas sofre de uma falha, falha essa que impossibilita muitas vezes os filmes de acção receberem a cotação máxima. É a de que, realmente, não passa de isso mesmo, um filme de acção.
Este é, sem dúvida, um filme de cinema, para ver em tela grande.
Recomendado.

Pontuação: 8,2/10

2 comentários:

Anita disse...

Iron Man não é um dos meus heróis preferidos...não gosto do Tony Sparks mas, confesso que o Downey Jr. me fez simpatizar mais com este super herói:)

Também gostei muito do filme:)

e, em 2010 estarei numa sala de cinema a ver o 2 :)

Bjos

ps: ficaste até ao fim dos créditos???

Pedro disse...

Desde do último pirata das caraibas, que não me deixo enganar. Fico sempre até ao fim do filme. Muito interessante o tal final ;) Afinal é capaz de aparecer antes de 2010 ;)

Bjs