quarta-feira, dezembro 10, 2008

Ensaio sobre a Cegueira


"Uma estranha epidimia de cegueira ataca a população mundial" - É esta a permissa para o novo filme de Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Fiel Jardineiro), baseado na obra homónima de José Saramago (Prémio Nobel da Literatura). Uma obra comovente que mostra até que ponto o instinto de sobrevivência, aquele lado animalesco do homem, está realmente adormecido. Mostra-nos também, de uma maneira sarcástica, a indiferença em que as pessoas cairam, umas para as outras. Podemos ver esta cegueira como a 'doença' que nos nossos dias afasta cada vez mais o ser humano do seu próximo.
Uma visão aterradora, e ao mesmo tempo triste, daquilo que nos podemos tornar quando perdemos o controlo. É também um sério aviso ao esquecimento da nossa condição neste mundo que, apesar de sermos racionais, continuamos a ser também animais.
Ao filme, e principalmente às interpretações de Gael Garcia Bernal e Julianne Moore, dou o meu louvor por um trabalho tão bem feito. A Fernando Meirelles dou-lhe os parabéns por mais uma excelente adaptação. Por mais um filme em que o espectador não se sente como um intruso, um voyeur, mas sim mais uma personagem da trama, rindo e sofrendo, lado a lado com os actores, esses sim as verdadeiras personagens.


Pontuação: 8,0/10

1 comentário:

Anita disse...

Mias um filme maravilhoso do grande Meireles!!!E que gande interpretação por parte da Julianne Moore...é um colírio para os olhos...

Beijinho