sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Sweeney Todd



Tim Burton deve ser o único realizador capaz de me levar a ver todas as suas obras, ao cinema. Desta vez levou-me a ver este maravilhoso filme, Sweeney Todd - O Terrível Barbeiro de Fleet Street. E como era de esperar, não me desiludiu.
Burton é capaz de dar 'cor' até ao mais obscuro dos cenários. Mesmo que essas 'cores' sejam os cinzentos-escuro carregados, com que são pintadas as ruas de Londres do Séc. XIX, ou até mesmo as caras da dupla demoníaca Todd/Mrs. Lovett. Por entre estas cores obscuras, sobressai o vermelho, cor do sangue derramado pelas vitimas do terrível barbeiro, sedento de vingança.
E quem mais poderia encarnar este barbeiro, se não Johnny Depp! Brilhante. Consegue pegar na obscuridade que emprestou a Eduardo Mãos de Tesoura, despi-la de qualquer restia de inocência e compaixão, e em conjunto com Burton, dar à sua personagem e a todo o filme, algo completamente obscuro e tenebroso. É perfeita a sua actuação, como actor e como cantor, tendo-me surpreendido bastante por esta sua veia para a cantoria. A dupla que faz com Helena Bonham Carter, que desempenha o papel de Mrs. Lovett, é brilhante. Helena consegue ser doce, e ao mesmo tempo mesquinha, soturna, implacável. De resto, todo o elenco é fenomenal, não só representando bem os seus papéis, como também cantando maravilhosamente bem. Tenho, obviamente, que destacar Sacha Baron Cohen, no papel de Mr. Pirelli, e Laura Michelle Kelly, no papel de uma pedinte. Ambos com papéis pequenos, mas com uma participação gigantesca.
Dito isto, Tim Burton fez uma adaptação brilhante, do músical com o mesmo nome, dando-lhe o seu toque pessoal, conjugando os cenários negros, com o terror, a ironia e algum humor negro. Este é um filme a não perder.

Pontuação: 8,5/10

5 comentários:

Anita disse...

eu a pensar que vinha aqui e tal..que já ia ter um motivo para te chamar preguiçoso e tu...deixas-me ficar mal hehehe:)))

Excelente filme:) gostei mesmo, mesmo muito:)))

adoro a voz do alan rickamn (mesmo sem ser a cantar, aliás, principalmente se não for a cantar:)este papel encaixou-lhe como uma luva...e o Depp???brilhante...as always:)FANTÁSTICO:)

beijinhos e bom fim de semana****

Anita disse...

ahh..e já tenho lost a "sacar" hehehe:)))

Pedro disse...

Alan Rickman está no seu melhor, dando aquele ar de desprezo e superioridade que tão bem sabe fazer, exemplo disso é o maravilhoso Prof. Snape.

O Lost arrancou bem, e promete ter uma temporada do caraças...

Anita disse...

completamente...não consigo imaginar outro actor na pele do severus snape ehehe:)

mas, ainda me recordo dele como vilão no die hard 1:)))um espectáculo:)))gosto bastante dele, principalmente como vilão:)))

Pedro disse...

Sim, ele no Die Hard 1 é maravilhoso. Assim como o 'irmão' Jeremy Irons no Die Hard 3.