quinta-feira, dezembro 27, 2007

Eu sou a Lenda



I Am Legend é, provavelmente, uma das melhores películas de acção do ano de 2007. O CGI usado neste filme é simplesmente soberbo. À muito que não assistia um filme em que os efeitos especiais, ao invés de serem usados para 'embelezarem' explosões, monstros e companhia, servem para retratar a cidade de Nova Iorque de uma maneira algo perturbadora.
Num artigo recente de uma revista de informação semanal (não me lembro se foi a visão ou a sábado), e a proposito das alterações climáticas, era mostrado como a natureza se reequilibrava, e se impunha, a partir do momento em que a Humanidade se extinguia. Essas alterações são perfeitamente retratadas no filme, onde passados 3 anos na trama, a cidade de Nova Iorque é literalmente invadida pela natureza devido à falta de intervenção humana. Um trabalho minucioso e muito bem conseguido.
A interpretação de Will Smith é simplesmente sublime. Em cerca de 3/4 do filme, Smith representa um 'monólogo' ,(apesar de ter a fiel companhia da sua cadela Sam), de um homem em busca de um milagre, mas em constante luta com a sua própria solidão. Não me lembro de ver Will Smith tão à vontade na pele da sua personagem.
I Am Legend é mais do que um filme sobre zombies, monstros ou apocalipses. É, isso sim, uma reflexão sobre variados temas que são muitos actuais; a constante luta do Homem em querer assumir um papel Divino, o dominio absoluto do Ser Humano no Mundo como o topo da cadeia alimentar, a luta do Ser Humano contra o isolamento e a solidão, aprofundados pelo progresso.
É interessante ver que, apesar de existirem na história, não ouve a tentação de retratar os 'monstros' como actores principais, mas sim como meros figurantes que apimentam um pouco a trama. Com isto o filme torna-se muito introspectivo, e por isso diferente e verdadeiramente brilhante. Só espero que o silêncio que se fez no fim do filme, e à medida que as pessoas sairam da sala, seja o sinal de que o filme as fez pensar. Se assim for I Am Legend já é um sucesso.

Pontuação: 8,5/10

P.S.- Deixo-vos aqui uma das minhas citações preferidas de 2007, tirada de I Am Legend:

Neville: [talking to Anna about Bob Marley] He had this idea. It was kind of a virologist idea. He believed that you could cure racism and hate... literally cure it, by injecting music and love into people's lives. When he was scheduled to perform at a peace rally, a gunman came to his house and shot him down. Two days later he walked out on that stage and sang. When they asked him why - He said, "The people, who were trying to make this world worse... are not taking a day off. How can I? Light up the darkness."

3 comentários:

Anita disse...

bem cheguei de londres a ouvir maravilhas sobre este filme;)
este fds não o vou perder;)
depois digo o que achei;)
bjos

Anita disse...

Hello

já fui ver;) bem... simplesmente GENIAL;) já não saltava assim na cadeira à bastante tempo...

Emocionou-me bastante principalmente a cadelita sam;)

Acho que este é o filme de consagração de Will Smith...soberba interpretação;)

Acho que dá 10 a 0 ao "28 dias depois"...

Beijos e boa semana***

Anónimo disse...

Otimo filme, e sem falar na atuação da cadela SAM, nunca vi um cão tão bem treinado...