domingo, dezembro 09, 2007

A Bússola Dourada



Aí está o primeiro filme baseado na trilogia His Dark Materials de Philip Pullman, A Bússola Dourada. Desde o início esta película é envolta num marketing poderoso onde se anuncía aos sete ventos que é obra dos mesmo produtores de O Senhor dos Anéis. O elenco é de luxo, contando com Nicole Kidman, Daniel Craig, Sir Christopher Lee, Sir Ian McKellen, entre outros.
Ao querer apontar para as estrelas, e ao tentar ombrear com a poderosa trilogia de J. R. R. Tolkien, A Bússola Dourada cai por terra pelo simples facto de a história, neste primeiro volume, ser algo fraca e vaga, limitando a apresentar as personagens e o Universo em que elas vivem, alimentando-se essencialmente nessas histórias paralelas nunca desenvolvendo o suficiente a trama principal.
A representação de Daniel Craig é pálida, não passando de um 'cameo', tal a duração da mesma. Nicole Kidman tem um desempenho razoável como vilã da trama, mas pode melhorar bastante. De resto, e o que se aproveita realmente, são os CGI introduzidos no filme. O desenho dos 'demónios', a sua transição entre diferentes animais, os cenários irrepreensíveis, a luta entre ursos polares, e até mesmo todo o desenho de Iorek Byrnison, o urso polar pelo qual Ian McKellen dá a voz. A minha palavra de apreço vai mesmo para toda a equipa CGI que conseguiu trazer algum brilho a este filme.
A estucada final vai mesmo para o fim do filme. Compreende-se que, sendo que se trata de uma trilogia, deve-se deixar a história em aberto para 'abrir o apetite' aos espectadores. Mas o que é feito no fim deste filme é simplesmente demais. Fica a faltar algo, ou muito, no fim do filme. Resta saber o quanto cortaram à obra original. No fim apenas me lembro de uma palavra, desilusão.

Pontuação: 6/10

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi o filme e por acaso até gostei. Achei interessante engraçado... por acaso até gostei muito da Nicole Kidman... quanto ao Daniel Craig, concordo.

Também acho que o fim do filme podia ter sido melhor... não parecia que o filme tinha acabado ali.

Anita disse...

Estava com algumas expectativas relativamente a este filme... mas de facto ficou muito aquém...tamnbém os 30 minutos cortados não devem ter ajudado muito...