terça-feira, fevereiro 03, 2009

The Curious Case of Benjamin Button - Crítica

The Curious Case of Benjamin Button é uma adaptação de um conto de F. Scott Fitzgerald, que relata a curiosa vida de Benjamin Button, um ser humano que ao contrário de qualquer outro, à medida que os anos passam por ele, vai ficando cada vez mais novo.
E se a nossa vida fosse vivida ao contrário?
Este pequeno conto de Fitzgerald é assustador de tão actual que é, adaptando-o à realidade. Cada vez mais existe o culto do corpo e a tentativa de o tornar mais jovem exteriormente, a todo o custo, sendo que o desfecho é sempre igual para todos, a Morte.
Passando ao filme em si, ambas as interpretações dos actores principais, Cate Blanchett e Brad Pitt, são de uma qualidade extrema roçando a perfeição. Cate com a sua beleza e confiança interpretando um maravilhoso papel, talvez um dos melhores da sua carreira. E Pitt de regresso aos grandes papéis, interpretando o ciclo de vida completo de um homem muito peculiar.
O verdadeiro tendão de Aquiles desta película é mesmo a duração exagerada tendo em conta o tamanho do conto em que se inspira. Nota-se que certas partes do filme estão lá apenas para encher chouriços. Sem fundamento e sem nenhum necessidade. Para um conto de 76 páginas fez-se um filme de 166 minutos. Se esta proporção fosse aplicada à, por exemplo, Irmandade do Anel da trilogia Senhor dos Anéis, de Tolkien, então o filme teria que ter 17 horas. E olhem que aquele livro tinha material para encher as 17 horas! ;)

Pontuação: 8.5

2 comentários:

Anita disse...

Gostei imenso mas, confesso que com os últimos que tenho visto já não o considero tão espantoso como quando o vi...este início de ano está a ser brutal!!!

Pedro disse...

Está deveras a ser brutal. Mas mesmo assim considero Benjamin Button como um dos melhores filmes do ano. Revolutionary Road pode ter grandes interpretações mas não tem aquele quê que é necessário para ser um grande filme. E este Benjamin Button é um grande filme sem dúvida algo.

Bjs