domingo, março 26, 2006

V de Vingança

Penso que muita gente irá ver este filme com a ideia de ser mais um filme do estilo de Matrix. Apesar de possuir uma forte mensagem sobre a liberdade, tal como Matrix, V de Vingança demarca-se por ser um filme que assenta em ideias fortes e actuais sobre o que realmente é a liberdade e a quem cedemos a nossa própria liberdade em troca da nossa segurança e bem estar. V, como personagem, roça o anti-héroi, sem problemas em levar avante, contra quem se opor, a sua ideia de destruir uma sociedade podre e corrupta consumida pelo medo. Mas não é o medo que alimenta as ditaduras?
As semelhanças entre a história narrada em V de Vingança e a actualidade são realmente assustadoras. O medo do terrorismo fez com que nos encolhessemos e cedessemos a nossa liberdade em troca do nosso bem estar. Essa é a mensagem que o filme tenta transmitir, a mensagem de que nunca devemos ceder a nossa liberdade, por nada, nem pela nossa vida.
Tiro o chapéu ao Sr. Hugo Weaving porque teve a coragem de interpretar uma personagem que usa uma máscara quase todo o filme, sem nunca mostrar a sua face. Mostra pois que o talento de um actor não é apenas a sua cara ou o seu fisico (ao contrário de Edward Norton que ao interpretar o Rei Baduino VI, um Rei que sofria de Lepra e usava sempre uma máscara em O Reino dos Céus, pediu para que tirassem o seu nome dos créditos do filme). Um grande aplauso também para a Natalie Portman pelo seu brilhante desempenho.
Posso pois concluir que este será um dos grandes filmes de 2006, correndo o risco de se tornar um filme de culto.


Sinopse:
Passado numa Londres totalitária do futuro, este filme conta a história de Evey, uma jovem que é salva de uma situação de vida ou morte por um vigilante mascarado conhecido apenas por 'V'. V dá início a uma revolução quando detona dois marcos da cidade de Londres e toma o controlo das ondas de rádio, urgindo os seus concidadãos a rebelarem-se contra a tirania e a opressão...
[ http://www.7arte.net ]

Sem comentários: