segunda-feira, março 06, 2006


Mais uma noite de Óscars. E que noite...

Melhor Actor Principal
Foi a escolha mais que natural e nada surpreendente de Philip Seymour Hoffman (Capote). A transformação que teve de fazer para interpretar Truman Capote fazem dele o vencedor natural, apesar de pessoalmente estar a torcer por Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain).

Melhor Actriz Principal
Vou ser sincero, não concordo com a escolha da academia. Melhor que Reese Witherspoon (Walk the Line) estaria Felicity Huffman em Transamerica. Nesta categoria a justiça não foi feita.

Melhor Actor Secundário
Nesta categoria, a Academia deve ter pensado que seria a oportunidade perfeita para premiar um homem (George Clooney) que talvez tenha feito um dos melhores filmes de 2005 (Boa Noite e Boa Sorte). Esse filme, que realmente era merecedor de Óscares, não levou nenhum. Para o senhor não ficar chateado, recebeu este prémio. Penso que Paul Giamatti (Cinderella Man) tinha sido melhor escolha.

Melhor Actriz Secundária
Apesar de ainda não ter visto O Fiel Jardineiro, penso que a Academia fez uma de duas escolhas possiveis nesta categoria. Optou por Rachel Weisz. Poderia tambem ter optado por Michelle Williams pelo papel de força e coragem em O Segredo de BrokeBack Mountain.

Melhor Realizador
O senhor Ang Lee mereceu ganhar, nem que seja por ter levado um tema tão sensivel aos olhos das mentes mais conservadoras. Foi quase perfeito a contar uma história de amor, tal como tantas outras, mas que sofreu a reprovação e preconceito de muitas pessoas por ser um amor entre pessoas do mesmo sexo. Penso que Paul Haggis (Colisão) poderia igualmente levar a estatueta para casa. Penso que em termos de nomeação, Dion Beebe (Memórias de uma gueixa), também merecia um lugar.

Melhor Filme
Aqui, a Academia decidiu dar-nos uma agradável surpresa. Ganhando ao sprint, Colisão conseguiu arrebatar o galardão e deixar os favoritos para trás. Todos os filmes, exceptuando o que ganhou, era favoritos ao prémio. Penso que tenha sido um prémio justo, apesar de O Segredo de Brokeback Mountain também o merecer. Não conseguiu arrebatar o prémio porque, como disse anteriormente, faltou aquele quase na realização de Ang Lee.

Derrotados da Noite
Além dos já conhecidos, Boa Noite e Boa Sorte e Munique, que foram de mãos a abanar para casa. Penso que O Segredo de Brokeback Mountain foi perdedor por não conseguir alcançar qualquer prémio para os seus actores, bem como o galardão principal, Melhor Filme. Em termos de Melhor Filme de Animação, quem perdeu foi a Academia por não dar o prémio a Tim Burton (Noiva Cadáver) . Pena que Tim Burton seja mais um dos ódios da Academia, a par de Martin Scorsese.

Para o ano há mais!

Sem comentários: