domingo, novembro 08, 2009

The Soloist - Crítica


Numa cidade, tal como tantas outras, dá-se um encontro entre dois seres humanos. Desse encontro nasce uma relação de amizade e confiança nascida e criada a partir de simples música. Esta é a história de Mr. Ayes e Mr. Lopez, dois seres humanos extraordinários que se encontraram para mudarem a vida um do outro.
A história real que 'alimenta', primeiro o livro e depois o filme, é um comovente retrato de como a vida de um ser humano pode mudar radicalmente num piscar de olhos.
Mr Ayes (Jamie Foxx) é um prodígio musical que viu o seu futuro destruído pela doença (Esquizofrenia Paranóica) dois anos após ter entrado numa das melhores escolas de artes performativas , The Juilliard School.
Mr. Lopez (Robert Downey Jr.) é o colunista do LA Times que, em busca de uma história para escrever, encontra um sem-abrigo talentoso, tocando como que para afastar os fantasmas que o atormentam.
Daqui nasceram as crónicas de Steve Lopez sobre Nathaniel Ayes, no LA Times. Crónicas essas que contavam, ao principio, a triste história de vida de Mr. Ayes, e depois, as tentativas de Mr. Lopez para melhorar essa vida.
Maravilhosa interpretação por parte de Downey Jr., e não tão boa por parte de Jamie Foxx. A história comove o mais frio dos corações, sendo real, ainda mais. O retratamento do lado negro da glamorosa LA, com os seus 90000 sem-abrigo, é perfeito. Aconselhado...
Pontuação: 7.6/10

2 comentários:

Anita disse...

" A história comove o mais frio dos corações, sendo real, ainda mais.."

pronto...acho que devo ter um congeladorno lugr do coração:) Não gostei mesmo nada!!!Uma desilusão!!

Pedro disse...

Pensava q isso era um exclusivo do Master, mas a aprendiz parece bem treinada ;)

Sinceramente a história podia ter sido melhor explorada no filme, mas não deixa de ser uma história comovente. Além do mais,Jamie Foxx, para mim, é um actor com mt pouco talento, e por isso não merecedor do papel que interpretou.

Bj