segunda-feira, agosto 17, 2009

The Reader - Crítica

Depois de me ter 'escapado' durante a sua estadia no grande ecrã, eis que surgiu a oportunidade de ver este filme no conforto do lar. O elemento mais apelativo deste filme, além do fabuloso elenco, é o da atribuição do Óscar para Melhor Actriz Principal a Kate Winslet.
A história é um fabuloso retrato de como a adolescência é fulcral para a nossa identidade como adultos. Kate Winslet e David Kross, ou neste caso Hanna Schmitz e Michael Berg, partilham uma história de amor aquando da fase adolescente de Michael. A separação dá-se e Michael reencontra Hanna, anos mais tarde, após o reavivar do passado obscuro da protagonista. Com uma desesperante apatia, Michael assiste ao desmurunar de Hanna, impávido mas não sereno, sofrendo ele próprio com a sua inércia. Mais tarde e já na sua fase adulta, Ralph Fiennes, ou Michael Berg, sofre por Hanna sem nunca se conseguir aproximar e demostrar o forte amor que sente por ela.
A história é bastante pesada, tocando em temas bastante sensíveis. O elenco é bastante interessante com grandes interpretações, sendo que a de Kate Winslet é a que brilha mais no firmamento.
Tendo visto ambos os filmes em que a actriz foi nomeada para o Óscar, este e Revolutionary Road, The Reader é realmente aquele em que a actriz mais se destaca, merecendo por inteiro o prémio.

Pontuação: 8/10

P.S. - Voltei ao sistema de pontuação antigo pois acho impossível conseguir cotar um filme em apenas 5 graus. Quando temos uma cotação de 4 estrelas para dois filmes distintos, muitas vezes estamos a cair no erro de 'pôr tudo no mesmo saco' sobrevalorizando ou subvalorizando os filmes em questão. Assim, a pontuação ao estilo IMDB será a utilizada em críticas futuras.

1 comentário:

Anita disse...

já eu acho que a Kate merecia mais o reconhecimento pelo RR. Mas, sou suspeita é um dos filmes que mais me marcou este ano :)

beijinho