domingo, maio 24, 2009

Cannes 2009



O português João Salaviza, de 25 anos, venceu a Palma de Ouro para Melhor Curta-Metragem. No festival de Cannes também se sagraram vencedores Charlotte Gainsbourg (Melhor Actriz em Antichrist), Christoph Waltz (Melhor Actor em Inglorious Basterds) e Brillante Mendoza (Melhor Realizador por Kinatay).
O Grande Prémio foi para Jacques Audiard por A Prophet. Lou Ye ganhou Melhor Argumento por Spring Fever.
Já reputada Palma de Ouro foi para Michael Haneke por The White Ribbon. Das Weisse Band, no título original, retratando estranhos rituais numa escola rural no norte da Alemanha na era pré-Primeira Guerra Mundial, foi igualmente eleito o Melhor Filme pelo júri da Fripesci (Federação Internacional de Críticos de Cinema).
Na categoria Un Certain Regard, foi eleito Politist, Adjectiv, do romeno Corneliu Porumboiu. Ainda nesta categoria, o prémio da Fundação Groupama Gan foi parar às mãos de Yorgos Lanthimos, por Dogtooth.
Duas distinções especiais foram entregues a ao filme que inaugurou o evento No Knows About Persian Cats, de Bahman Ghobadi, e Father of My Children, de Mia Hansen-LoveEntre os filmes exibidos na Quinzena dos Realizadores, o prémio foi para o drama Amreeka, de Cherien Dabis, em torno de uma mãe solteira imigrante vivendo em Illinois.
A Caméra d’Or coube a Samson et Delilah, de Warwick Thornton, neste certame que distinguiu, a título especial, Alain Renais. - Destak.pt

Sem comentários: