domingo, julho 13, 2008

The Happening / O Acontecimento - Crítica


É certo e sabido que os filmes de M. Night Shyamalan têm vindo a perder qualidade progressivamente. Desde O Sexto Sentido, Shyamalan tem vindo a tentar superiorizar ou igual o seu primeiro blockbuster. Esse objectivo tem vindo a falhar sistematicamente, tendo o realizador perdido algumas das qualidades que o caracterizaram nesse primeiro filme.
O que nunca mudou em Shyamalan, até agora, tinha sido a mensagem que o realizador escondia por detrás de uma história muito bem construida.

Talvez, devido ao facto de Shyamalan ambicionar atingir o sucesso alcançado no início da sua carreira (algo perfeitamente normal), esta sua qualidade de construir um filme com um história por detrás de outra história, é completamente esquecida.

O argumento é todo entregue de bandeja pouco depois de o filme começar. A surpresa que caracteriza este realizador, pura e simplesmente não existe. Com isto, Shyamalan não consegue, mais uma vez, atingir o patamar de qualidade dos filmes anteriores, escrevendo/produzindo/realizando o seu pior filme.
Mais uma pedra no caminho deste realizador que tanto admiro.

Pontuação: 6,2/10

5 comentários:

Anita disse...

"É certo e sabido que os filmes de M. Night Shyamalan têm vindo a perder qualidade progressivamente Desde O Sexto Sentido, Shyamalan tem vindo a tentar superiorizar ou igual o seu primeiro blockbuster. Esse objectivo tem vindo a falhar sistematicamente"

não podia discordar mais...logo a seguir ao "sexto sentido" shyamalan realizou uma obra prima bastante superior ao seu antecessor. Já para nem falar da "Vila" que é um filme que roça a perfeição, arrisco mesmo a dizer que é um dos filmes mais bonitos que já vi. Quanto a "sinais", esse sim estará um pouco abaixo do "sexto sentido" mas, mesmo assim é excelente, principalmente pelo final excepcional.

quanto a "lady in the water" não há palavras para descrever a beleza e, inocência que lhe está inerente.

Este "the Happening" pode ser encarado como uma desilução para a maior parte das pessoas, principalmente pela ausência do twist no final...a mim apenas me decepcionou o desenvolvimento das personagens principais que neste filme são bastante fracas e, o Shyamalan não costuma falhar nesse aspecto...

quanto a tudo o resto, excelente como sempre:)

bjo

Anónimo disse...

A maioria das pessoas que vai ver os filmes dele procura um bom susto daqueles que não nos deixam dormir. Ontem vi este filme e gostei muito, ele não faz massacre, dá sempre uma imagem mais..."floreada" de um thriller. A mim já ninguém tira o grito que soltei quando apareceram os homens enforcados derepente. Concordo com o que dizes do argumento do filme, eu durante o filme estava sempre a dizer: Foram aliens, são sempre aliens. Afinal não ^^ Achava que a trama com as plantas era demasiado óbvia. Mas gostei especialmente da forma como neste filme o monstro é o Homem. Nós somos a ameaça do planeta.

E devemos respeitar a natureza e a vida de todos os seres.

Pedro disse...

É verdade Catarina, não deixa de pregar uns valentes sustos. Mas Shyamalan consegue fazer mt melhor.

Obrigado pelo teu comentário...

Anónimo disse...

Vamos ter fé nele =)

Se calhar falta é inspiração. Viste a senhora da água? Gostaste? Estava a pensar alugar e ver.

De nada, o teu blog é um must para acompanhar os filmes.

Obrigada eu

Pedro disse...

Eu gostei muito d'A Senhora da Água. Possui uma história muito interessante e representações fenomenais de Paul Giamatti e Bryce Dallas Howard. Aconselho vivamente.

Bom fds..;)