domingo, setembro 30, 2007

Mia Biju


Aqui fica o link para mais um site cheio de talento, de uma menina chamada Ana. Lá dentro podem encontrar coisas lindissimas feitas com muito carinho. Eu cá apaixonei-me pelos marcadores de livros. Aconselho a visita. E não se esqueçam de miar quando lá forem ;)

P.S. - Esqueci-me de pôr o link, sou mesmo nabo. Mia Biju

Shakira doa 45 Milhões para Caridade

A estrela Colombiana revelou que a Fundação América Latina para a Solidariedade, co-fundada pela artista, irá doar 40 Milhões de Dólares para a ajuda das vítimas de um terramoto no Peru, e de um furação na Nicarágua. Além disso irá doar mais 5 Milhões de Dólares para ajudar as crianças, que vivem em extrema pobreza, na região.

Fonte: New Musical Express

Aplaudo a iniciativa quando existem tantos artistas hipócritas que correm meio mundo a pedir dinheiro aos outros, sem nunca darem um tostão do próprio bolso. Mais uma lição de simplicidade desta grande artista.

Ainda a Premiere...

Realmente a única coisa que me vem à cabeça neste momento triste para a cultura portuguesa; o meu obrigado a todos os que fizeram a Premiere viver durante quase 8 anos. Durante quase 8 anos, estes senhores e senhoras ofereceram ao público português uma revista de qualidade dirigida aos mais de 14 milhões de pessoas que vão ao cinema em Portugal.
Um guia essencial para quem gostava de cinema, seja em que formato for. Portugal fica orfão de publicações especializadas em Cinema. Algo insustentável para os números que vos apresento aqui:

Receita Bruta até 31/8 de 2007 46 Milhões de Euros.
Nº De Espectadores até 31/8 de 2007 Aprox. 10 Milhões.

Um indústria importante em Portugal, que fica sem uma critica fisíca, presente todos os meses ao virar da esquina. Peço para que os grupos editoriais portugueses rectifiquem isto e ofereçam aos milhões de cinéfilos portugueses, uma revista de qualidade sobre Cinema.

Números de Box-Office disponíveis em ICAM

No Portugal que tudo acaba - A última revista Premiere



Lisboa, 17 de Setembro de 2007

Caros (as) Amigos (as)

Há poucas horas lamentavelmente, recebi a informação de que a PREMIERE-A Revista de Cinema, vai ser descontinuada, sendo a edição de Outubro a última a chegar às bancas. Isto acontece numa altura, em que nos preparavamos com a capa de Novembro para comemorar 8 anos de lançamento em Portugal, estando a escassas 4 edições de celebrar o mítico número 100.

A PREMIERE é a única revista de cinema com distribuição regular que existe em Portugal, sublinhando que há mais de 30 anos uma revista de cinema não se mantinha tanto tempo no mercado. Tão importantes como os factos são os números e segundo os últimos dados do APCT, a circulação total da PREMIERE é de 18.180 exemplares e as vendas na ordem dos 16.913 exemplares, o que corresponde a uma audiência de 78.000 leitores (4 leitores por edição). A publicidade tem vindo a subir graças a um maior empenhamento da direcção comercial que entrou em funções no passado mês de Janeiro e, em particular ao Gonçalo Nascimento, o chefe de publicidade, que tem sido incansável quer a angariar anúncios, quer num trabalho de grande proximidade com a redacção procurando uma verdadeira complementaridade de interesses.

A decisão de a PREMIERE ser descontinuada, deve-se a facto da Hachette, agora Lagardère Global Media, ter tomado a decisão de abandonar os seus negócios em Portugal, vendendo os seus principais títulos Elle e Ragazza, à RBA Editores. A PREMIERE nem constou desse pacote de cedência de títulos, já que é aparentemente intenção do grupo francês descontinuar todas as edições internacionais em papel, como já aconteceu com a PREMIERE (EUA) que se mantêm on-line. A outra justificação para a descontinuidade da PREMIERE (Portugal) passa pelo elevado custo do título, que não se coaduna com a sua rentabilidade. Uma decisão que é no mínimo discutível, em primeiro lugar face aos números, que correspondem efectivamente a um nicho de mercado, mas a um nicho muito apetecível e interessante para a realidade portuguesa, ainda mais para uma revista especializada e única no mercado. Além disso, a estrutura da PREMIERE é minima, sendo constituída por três pessoas (José Vieira Mendes, Luis Salvado, Tiago Moleiro), dois jornalistas e um maquetista e os custos com as colaborações nacionais (cerca de 70% do conteúdo total) e internacionais são muito baixos, já que a impressão é feita em Espanha, aproveitando as cinergias do grupo.

Também me parece lógico que um produto que dê prejuízo seja rapidamente retirado do mercado e não aumente as expectativas que a PREMIERE criou aos seus leitores. Efectivamente houve uma drástica redução de custos que foi ultrapassada pela redacção com muita criatividade e uma espartana engenharia financeira, ao nível das colaborações externas. No entanto, não houve da parte da Hachette um verdadeiro investimento numa estratégia de marketing que sustentasse o crescimento do título e aumentasse a notoriedade de um produto de prestígio.

Lamento ainda esta situação, pelo enorme empenhamento pessoal desta pequena equipa que liderei e também pelos nossos colaboradores que são a alma da PREMIERE. Todos os meses a PREMIERE saia para a rua à custa de um inesgotável profissionalismo e dedicação. A PREMIERE é uma revista portuguesa, (e não feita à custa de traduções das edições estrangeiras), que tem procurando sempre um equilíbrio entre a qualidade, as características específicas do mercado português, uma grande diversidade de opiniões, sem se tornar fundamentalista da crítica cinematográfica. Tudo isto apesar dos recursos e meios para produzir uma revista, terem sido sempre escassos.

Resta-me a confiança de que os grupos de comunicação portugueses vão estar atentos a este vazio que fica no mercado e ao potencial de uma publicação desta natureza, que pode ser o suporte para outras plataformas. É assim que pensando de uma forma positiva e na revolução no mercado audiovisual em Portugal que se avizinha a muito curto prazo, e de uma já idealizada estratégia multiplataforma, (revista+internet+rádio+televisão) se abrirão novas oportunidades de negócio e de trabalho.

Fui efectivamente apanhado um pouco desprevenido, veja-se o meu editorial Viva a PREMIERE!, na edição de Maio de 2007, onde fiz o meu papel de defesa do projecto, quando encerrou a PREMIERE (EUA)!!!!) numa altura em que preparava um processo de expansão da marca e de mercado. Espero pois que projectos com a qualidade da PREMIERE, não definhem pela simples decisão de uma multinacional.

O site www.premiere.pt já está on-line desde meados de Fevereiro, assim como o blog (premiere-portugal.blogspot.com), um produto do qual nos orgulhamos, como espaço de discussão cinéfila e que foi concebido pela redacção, sem custos e desenvolvido pelo Bruno Ramos (Alvy Singer), um leitor que passou a colaborador da PREMIERE, por mérito próprio, como alias cinco jovens e actuais colaboradores.

Por último, a PREMIERE orgulha-se de ter atingido, em tão pouco tempo, o enorme respeito do público, dos leitores e do meio cinematográfico português e de ter ajudado uma fazer uma verdadeira revolução no mercado de cinema, na relação com a distribuição, e nas publicações e suplementos especializados. Recordo ainda que a PREMIERE, entre outras iniciativas às vezes aparentemente pouco relevantes, mas inteligentes em termos de posicionamento, como o apoio aos festivais de cinema nacionais, foi a primeira publicação no mercado português a associar a venda da revista à venda de DVD’s nas bancas.

Um grande abraço


José Vieira Mendes
Director/Editor-chefe da PREMIERE – A Revista de Cinema
Rua Filipe Folque, 40-4º
1069-124 Lisboa
tel. 21 316 42 57
tm. 91 986 33 32

sexta-feira, setembro 28, 2007

1408


Quem está à espera de um filme de terror pode esquecer. Bastante fraco em grandes sustos, caracteristica fundamental dos filmes de terror. Pelo contrário, este filme aposta mais no thriller, deixando o espectador alerta em cada cena, à espera do 'tal' susto.
A história apesar de bem escrita, torna-se enfadonha, muito por culpa da realização. Os realizadores já nos habituaram a 'cortar' filmes que mereciam mais algum tempo, e a 'esticar' outros onde 1 hora bastaria para desenrolar toda a acção. Este filme é um caso flagrante desse estigma, onde o espectador é levado a 'apanhar uma seca' para poder disfrutar de um grande final. Aí sim, é feita justiça à obra literária, e o espectador sai da sala devidamente compensado.
1408 consegue ser bastante melhor que Dreamcatcher, um dos piores filmes alguma vez feitos (e aqui, Stephen King tem culpa), mas não consegue chegar à perfeição de A Janela Secreta. Interpretação impecável de John Cusack, muito ao estilo de Identidade Misteriosa, e de Samuel L. Jackson, o maléfico gerente do hotel assombrado. Vale a pena para quem aprecia o género, mas não perdem nada se esperarem pela edição DVD, que aliás até já saiu nos EUA.


Sinopse:
O célebre novelista de terror Mike Enslin (John Cusack) acredita apenas no que vê com os seus próprios olhos. Mesmo depois de escrever uma série de best-sellers desacreditando os acontecimentos paranormais, nas mais assombradas e infames casas e cemitérios, em todo o mundo, ele não tem nenhuma prova real da vida… após a morte. Mas as longas e solitárias noites de Enslin, sem fantasmas, estão prestes a mudar para sempre quando dá entrada na suite 1408 do notável Hotel Dolphin. [ 7arte.net]


Pontuação: 3,5/5


E ainda cabe por aqui um trailer:

domingo, setembro 23, 2007

James Blunt - All The Lost Souls

All The Lost Souls é o segundo álbum de originais de James Blunt, e tem como primeiro single '1973'. Este álbum nada trás de novo à curta carreira de Blunt e chega, em algumas músicas, a assemelhar-se com hits do seu primeiro álbum, Back To Bedlam. A título de exemplo temos o tema 'Carry You Home', muito semelhante a 'You're Beautiful'. Apesar de James Blunt demostrar ser capaz de escrever exítos Pop, a sua versatilidade músical e vocal parece ser limitada. 'All The Lost Souls' não passa de um 'Back to Bedlam' - Parte 2.
Como comprova a regra, o segundo álbum de originais de um músico de sucesso, é sempre o mais difícil. E esta prova, James Blunt não conseguiu superar.

Pontuação: 2/5

quarta-feira, setembro 19, 2007

Mar Adentro



Ramón é um tetraplégico que está preso a uma cama há trinta anos. A sua única janela para o mundo é a do seu quarto, perto do mar. Desde então que Ramón luta pelo direito a pôr termo à vida dignamente, luta pelo direito à eutanásia. A chegada de duas mulheres à sua vida alterará a sua existência... [ 7arte.net ]

Realizador: Alejandro Amenábar
Actores:
» Javier Bardem
» Belén Rueda

O Clube dos Poetas Mortos



'O Clube dos Poetas Mortos' conta a história de um professor de literatura nada ortodoxo, de nome John Keating, numa escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: Tradição, Honra, Disciplina, Excelência.
Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. [ Wikipédia ]


Realizador: Peter Weir
Actores:
» Robin Williams
» Robert Sean Leonard
» Ethan Hawke
» Josh Charles
» Norman Lloyd

Os Rapazes Não Choram



Em Falls City, Brandon é um recém chegado que é bem recebido por aquela comunidade rural. As mulheres adoram-no, os homens invejam-no, e todos os que o conhecem ficam encantados com a sua simpatia e inocência. À procura do amor e incapaz de assumir a sua identidade sexual, pois tem um segredo que recusa revelar… [ 7arte.net ]

Realizador: Kimberly Peirce
Actores:
» Hilary Swank
» Chloë Sevigny
» Peter Sarsgaard

terça-feira, setembro 18, 2007

The Fountain - O Último Capítulo



Esta é uma odisseia sobre a eterna luta de um homem para salvar a mulher que ama.
A jornada épica inicia-se na Espanha do século XVI, onde o conquistador Thomas (Hugh Jackman) começa a sua procura da Fonte da Juventude, a entidade mítica que se julga conceder vida eterna.
Como cientista do nosso tempo, Tommy Creo luta desesperadamente para encontrar a cura para o cancro que está a matar a sua amada esposa, Isabel (Rachel Weisz).
Viajando pelo espaço profundo como um astronauta do século XXVI, Tom começa a alcançar os mistérios que o consumiram durante um milénio.
As três histórias convergem numa única verdade quando Thomas de todas as eras – guerreiro, cientista e explorador – reconcilia-se com a vida, amor, morte e renascimento. [ 7arte.net ]

Realizador: Darren Aronofsky
Actores:
» Hugh Jackman
» Rachel Weisz

O Fiel Jardineiro



Numa zona remota do Norte do Quénia, a brilhante e fervorosa activista Tessa Quayle é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local desapareceu. Tudo indica tratar-se de um crime passional. Os membros do alto comissariado britânico em Nairobi partem do princípio que o seu colega Justin Quayle, o marido de Tessa, pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Não podiam estar mais enganados... [ 7arte.net ]

Realizador: Fernando Meirelles
Actores:
» Ralph Fiennes
» Rachel Weisz

A Janela Secreta



Mort Rainey é um escritor em plena crise de inspiração, a meio de um divórcio doloroso e sem vontade de escrever uma única linha. Como se as coisas não pudessem ficar pior, aparece-lhe à porta John Shooter, um estranho com um comportamento psicótico, reclamando compensações pelo facto de Rainey ter plagiado um romance da sua autoria. [ 7arte.net ]

Realizador: David Koepp
Actores:
» Johnny Depp
» John Turturro
» Maria Bello
» Timothy Hutton
» Charles Dutton

domingo, setembro 16, 2007

Scoop



Sondra Pransky é uma jovem estudante de jornalismo em Londres que consegue o maior furo de reportagem do século por meio de um espírito, quando ela participa num show de magia. O furo: ela descobre a identidade de um famoso assassino britânico, o aristocrata Peter Lyman, conhecido como "Tarot Card Killer". Sondra começa a investigá-lo para escrever a reportagem, quando surge um problema: ela acaba apaixonando-se pelo suposto criminoso... [ 7arte.net ]

Realizador: Woody Allen
Actores:
» Hugh Jackman
» Scarlett Johansson
» Woody Allen

Eduardo Mãos de Tesoura



A história gira em torno de Edward, um homem criado por um imaginativo inventor que faleceu antes de o conseguir completar. Assim, o inocente e doce Edward tem uma aparência algo excêntrica em que o aspecto mais proeminente são as tesouras que tem no lugar das mãos. Tal fará com que inevitavelmente se venha a magoar fisicamente a si mesmo e àqueles que lhe estão mais próximos. Vítima da incompreensão e do preconceito dos que os rodeiam, Edward não conseguirá viver protegido por Pegg (Dianne Wiest), a agente de vendas da Avon que o traz da mansão onde foi criado e o traz para o seu fútil bairro suburbano. Também a história de amor entre Edward e a filha de Pegg, Kim (Winona Ryder) é tão bela quanto atípica, provocando no espectador mais céptico a maior ternura. [ Play That Movie Again ]


Realizador: Tim Burton
Actores:
» Johnny Depp
» Winona Ryder
» Dianne Wiest
» Brad Davis
» Alan Arkin

Mystic River



Quando eram crianças, crescendo juntos numa zona degradada de Boston, Jimmy, Dave e Sean passavam os dias a jogar hóquei nas ruas. Nunca acontecia nada de especial na vizinhança, até ao dia em que Dave foi forçado a seguir o percurso que mudaria para sempre a vida deles. Vinte anos depois, os três são reunidos de novo por um acontecimento marcante - o assassínio da filha de 19 anos de Jimmy. [ 7arte.net ]

Realizador: Clint Eastwood
Actores:
» Sean Penn
» Tim Robbins
» Kevin Bacon
» Laurence Fishburne
» Marcia Gay Harden

sábado, setembro 15, 2007

A Face Oculta de Mr. Brooks



Um pequeno aparte para este interessante filme, estreado recentemente em Portugal. Um thriller capaz de agarrar o espectador do início ao fim. Actuações muito bem conseguidas por parte de Kevin Costner e William Hurt; este ultimo representando brilhantemente o papel de alter-ego de Costner, um assassino implacável. O filme apenas falha na representação esforçada de Demi Moore, muito por causa do papel secundário para que foi relegada. Vale a pena uma deslocação ao cinema mais perto para assistir a este filme.

Pontuação : 4/5

Aqui fica o Trailer:

Match Point



Esta é a história de um jovem , da sua ascenção na sociedade e as terríveis consequências da sua ambição. No meio de duas mulheres, o protagonista, sem saída, recorre a medidas extremas. [ 7arte.net ]

Realizador: Woody Allen
Actores:
» Jonathan Rhys-Meyers
» Scarlett Johansson
» Brian Cox
» Emily Mortimer

O Estranho Mundo de Jack



O filme relata a história de Jack Skellington, o rei das abóboras de Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Mas, na cidade onde Jack mora, existem aqueles que opõem ao plano [Wikipédia].



Realizador: Henry Selick
Actores:
» Chris Sarandon
» Danny Elfman
» Catherine O'Hara
» William Hickey

Donnie Darko



Donnie Darko é um jovem de 16 anos, inteligente e imaginativo, que sofre de algumas perturbações psicológicas. Apesar disso, ele vive tranquilamente com os pais e duas irmãs num típico bairro de classe média numa pequena cidade americana. O cenário descrito agudiza-se no entanto a partir de uma noite em que Donnie se salva miraculosamente de um invulgar acidente doméstico: da inexplicável queda de um motor de avião no seu quarto de dormir. É então que, em cumplicidade com uma estranha figura com perto de dois metros de altura e cara de coelho que só o próprio Donnie pode ver, o peculiar jovem vai aperceber-se que vive rodeado por um submundo repleto dos segredos mais terríveis. Correndo contra o tempo, dado que o mundo tem data marcada para terminar apenas alguns dias mais tarde, Donnie Darko sente-se como se portador de uma estranha missão. E vai actuar em conformidade. Enquanto isso, a narrativa embrenha-se igualmente numa clara crítica à hipocrisia latente no “american way of life”. [ 7arte.net ]

Realizador: Richard Kelly
Actores:
» Jake Gyllenhaal
» Jena Malone
» Mary McDonnell
» Drew Barrymore
» Patrick Swayze

quinta-feira, setembro 13, 2007

A Guide To Recognizing Your Saints



Dito, no presente, atingiu o sucesso literário e alcançou a felicidade 15 anos depois de ter abandonado a sua familia, os amigos e outras vitimas do ano de 1986, em Queens, NY. Quando o pai de Dito fica doente, a sua mãe implora para que o seu filho regresse a casa antes que seja tarde demais. Dito regressa ao seu antigo bairro e ao ver as caras familiares de antigamente, reflecte sobre o inferno que foi a sua infância.

Realizador: Dito Montiel
Actores:
» Dianne Wiest
» Robert Downey Jr.
» Shia LaBeouf
» Rosario Dawson

O nome deste filme não tem tradução em português.

À Procura da Terra do Nunca



Após o insucesso da sua última peça, e com uma vida amorosa algo decepcionante, James Mathew Barrie, desafiando as convenções de uma Londres Eduardina, torna-se acompanhante de uma viúva solitária, e pai substituto para os seus quatro jovens filhos. Na companhia dessa nova família, Barrie encontrará a grande inspiração para criar o ficcional herói Peter Pan, o famoso clássico da literatura infantil que fala directamente com a criança que existe em todos nós. [ 7arte.net ]

Realizador: Marc Forster
Actores:
» Johnny Depp
» Kate Winslet
» Julie Christie
» Radha Mitchell
» Dustin Hoffman

O Apartamento



Mathew, um jovem executivo de um Banco de Investimento, fica obcecado por uma jovem que vê num restaurante, e que crê ser a rapariga que foi o grande amor da sua vida, Lisa, cujo rasto perdeu faz tempo. Decide segui-la até ao seu apartamento, onde espera por ela, e a sua busca incessante leva-o a percorrer um perigoso percurso, chegando ao ponto de pôr a sua carreira em risco. [ 7arte.net ]

Realizador: Paul McGuigan
Actores:
» Josh Hartnett
» Rose Byrne
» Matthew Lillard

quarta-feira, setembro 12, 2007

O Despertar da Mente



Joel é surpreendido com a descoberta de que Clementine, a namorada, resolveu apagar as memórias da sua relação. Desesperado, Joel contacta o inventor do processo, para que este lhe elimine as memórias de Clementine. Mas à medida que a sua memória vai desaparecendo, Joel redescobre o seu amor por ela e inconscientemente tenta salvar Clementine de ser apagada.

Realizador: Michel Gondry
Actores:
» Jim Carrey
» Kate Winslet
» Elijah Wood
» Mark Ruffalo
» Kirsten Dunst

A Ciência dos Sonhos



Após saber da morte do pai no México, o jovem e inseguro Stéphane Miroux decide voltar a Paris para fazer companhia à mãe. Ele arranja um emprego numa empresa, onde não se sente muito à vontade. Até que acaba por se apaixonar por uma colega, Stéphanie. Mas conquistá-la não será tão simples como nos seus sonhos... [7arte.net]

Realizador: Michel Gondry
Actores:
» Gael García Bernal
» Charlotte Gainsbourg
» Alain Chabat

O Fabuloso Destino de Amélie



Não é feliz a vida de Amélie. A mãe morreu no adro da Catedral de Notre-Dâme e o pai transferiu todo o seu afecto para um anão de jardim. Aos 22 anos, empregada de mesa em Montmartre, Amélie decide reparar a vida dos outros. Eis as suas vítimas: a porteira, que chora pelo seu marido desaparecido, a hipocondríaca Georgette, e o "homem de vidro", eterno falsificador de Renoir. Um dia, Amélie conhece Nino. Empregado em "part-time" num combóio fantasma e numa sex-shop, é um coleccionador de fotografias abandonadas à volta das Photomatons. O jogo das escondidas vai começar... [ 7arte.net ]

Realizador: Jean-Pierre Jeunet
Actores:
» Audrey Tautou
» Mathieu Kassovitz
» Dominique Pinon

segunda-feira, setembro 10, 2007

Luciano Pavarotti





Il principe ignoto
Nessun dorma!... Tu pure, o Principessa,
Nella tua fredda stanza
Guardi le stelle
Che tremano d'amore e di speranza.
Ma il mio mistero è chiuso in me,
Il nome mio nessun saprà!
Solo quando la luce splenderà,
Sulla tua bocca lo dirò fremente!...
Ed il mio bacio scioglierà il silenzio
Che ti fa mia!...
Voci di donne
Il nome suo nessun saprà...
E noi dovremo, ahimè, morir!...
Il principe ignoto
Dilegua, o notte!... Tramontate, stelle!...
All'alba vincerò!...

English translation:
The Prince:
No one shall sleep! ... No one shall sleep!
Even you, O Princess, in your cold room, watch the stars, that tremble with love and with hope.
But my secret is hidden within me, my name no one shall know ...
No! ... No!... On your mouth I will tell it when the light shines.
And my kiss will dissolve the silence that makes you mine! ...
The Chorus of women:
No one will know his name and we must, alas, die.
The Prince:
Vanish, O night! Set, stars! Set, stars!
At dawn, I will win!
I will win! I will win!

Tu venceste...

Miscelânea


Apenas um apartezito!
Dêem uma espreitadela a este site, http://miscelaneapi.blogspot.com. Tem coisas muito giras feitas pela autora. Chama-se Patricia, é muito talentosa e consta que é muito simpática :).
Boa Sorte Patricia. És uma pessoa linda, coisa rara neste mundo.

Filmes Imperdíveis

Todos nós temos alguns filmes que nos marcaram de uma maneira ou de outra. Histórias que nos fizeram rir ou chorar, pensar, reflectir. Assim, durante esta semana darei principal atenção à 7ª arte, e colocarei por aqui os trailers de alguns dos meus filmes favoritos. Se desejarem, dêem-me as vossas opiniões em relação aos filmes apresentados.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Visto do Céu - Alice Sebold


“O meu apelido era Salmon e o nome próprio Susie. Tinha catorze anos quando fui assassinada, no dia 6 de Dezembro de 1973. (...) Isso foi antes de começarem a aparecer caras de todas as raças e géneros em pacotes de leite ou em folhas metidas praticamente todos os dias nas caixas do correio. Quando as pessoas ainda pensavam que coisas dessas não aconteciam.”

A narradora, Susie Salmon, uma adolescente de 14 anos, tão forte, curiosa, esforçada, inteligente e corajosa como o peixe que lhe dá o nome, já está morta quando começa a narrativa. É "às portas do céu" que ela decide relatar-nos o acto brutal que a levou até ali. No dia 6 de Dezembro de 1993 quando Susie voltava a casa, vinda do liceu, e atravessava o milheiral "para atalhar caminho", Harvey, o incaracterístico vizinho da casa ao lado, atrai-a para uma ratoeira, viola-a e mata-a. A sua última imposição antes de usar a navalha no corpo de Susie é ordenar-lhe que ela diga que o ama. É uma espécie de "iniciação", de "passagem" que, neste caso, ganha uma conotação arrepiante. A primeira vez que Susie diz a um homem que o ama e a primeira vez que conhece o sexo é, também, a última. Depois, calmamente, Harvey, o cidadão discreto que constrói casas de bonecas como profissão, desmembra-a e espalha os restos do corpo. Um pormenor macabro: apenas um cotovelo é encontrado por um cão. Quando Susie chega ao céu compreende que esse "lugar" é uma projecção dos seus desejos e dos seus sonhos - as casas são pintadas das cores que ela mais gosta, há muitos cães, os livros de estudo são revistas de moda como a "Vogue" e a "Seventeen", etc. O único pormenor desagradável é que Susie deseja ardentemente o que não chegou a aprender e a experimentar, na Terra. (Se tivesse sobrevivido teria agora 44 anos.) Por outras palavras, ao ser impedida de crescer, as suas fantasias continuarão a ser "ad eternum" as de uma garota e não as de uma pessoa com uma evolução natural. Mas Susie não quer permanecer naquele limbo e começa a observar a vida lá em baixo, ao mesmo tempo que se aplica a modificar, sempre que possível, o destino das pessoas que ama. Dá-se conta do clima opressivo que se instala na sua própria casa e observa como as relações entre os membros da sua família vão sofrendo uma erosão constante e destruidora. Impotente - ou quase - Susie observa como crescem o irmão, Buckley, a irmã, Lindsey, o namorado, Ray Singh. Vê os esforços do melancólico detective Fennerman para resolver o crime, a mágoa de todas as pessoas que estiveram ligadas a ela e a impunidade do seu assassino. Presencia o desespero surdo da sua bela mãe e o afastamento do casal - é a mãe que abandona o lar e vagabundeia pela América, enquanto o pai, que sente com absoluta certeza que Harvey é o assassino, fica em casa a tomar conta dos filhos e a chorar, de uma forma mais convencional, a perda de Susie.

terça-feira, setembro 04, 2007

Lua de Joana - Maria Teresa Maia Gonzales

Lisboa, 25 de Janeiro de 1994

Querida Marta,

Foi o pior Natal da minha vida. Sem ti, sem a avó Ju, o meu pai com gripe, de cama e, para piorar tudo, descobri uma coisa terrível: o Diogo anda a drogar-se!
Isto é tão horrível que nem me apetece continuar a falar do assunto, mas, por outro lado, preciso de desabafar. Tive uma conversa séria com a Rita (aquela conversa que eu já há muito tempo queria ter e ainda não tinha conseguido) e ela disse-me com a maior calma do mundo: «Olha, Joana, nós não te dissemos nada para tu não fazeres logo uma cena, Sabíamos que ias desatinar, quisemos poupar-te, até porque o Diogo está fixe, numa boa, mesmo. Pode parar quando quiser. Está tudo sob controle, estás a topar? Não há crise.»
Fiquei de boca aberta e, quando arranjei coragem, perguntei-lhes se ela também se drogava. Respondeu-me com a mesma voz calma de lagoa: «Eu já ando nisto há muito tempo, muito mais do que o Diogo, mas não sou parva, não sou nenhuma débil mental, sei parar quando devo. O que aconteceu com a Marta foi um grande azar e muita inexperiência. Comigo isso nunca aconteceria. Não curto histórias que acabam mal.»
Voltei a ficar de boca aberta.
Como é que fui tão estúpida que não percebi isto antes?! Estou arrasada. Não sei o que hei-de fazer nem sequer o que hei-de pensar. Nunca me senti tão desorientada em toda a minha vida. Tudo está a cair sobre mim. Quero um foguetão e um bilhete de ida para ir para Plutão!
Vou-me deitar. Não aguento mais tanta coisa horrível na minha cabeça. Um beijo com lágrimas (lágrimas são tudo o que posso dar-te neste Natal) da

Joana

Um pequeno resumo...

A Lua de Joana conta a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga Marta, vitima de overdose. Ao longo do livro, o leitor vai lendo o diário de Joana, onde ela conta a sua luta para sobreviver. Mas as mensagens no diário têm sempre o mesmo destinatário, a amiga que Joana perdeu. É uma história inquietante e trágica de como a droga afecta, não só a vida dos toxicodependentes, mas também a de todos aqueles que lhes são chegados.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Antoine de Saint-Exupéry - O Principezinho






Uma vez, tinha eu seis anos, vi uma imagem magnífica num livro sobre a Floresta Virgem chamado "histórias Vividas". Era uma jibóia a engolir uma fera. Copiei o desenho para vocês poderem ver como era.



O livro explicava: "As jibóias engolem as presas inteirinhas, sem as mastigar. Depois nem sequer se podem mexer e ficam a dormir durante os seis meses que a digestão demora."Então, pensei e tornei a pensar nas aventuras da selva, peguei num lápis de cor e acabei por conseguir fazer o meu primeiro desenho. o meu desenho número 1. Era assim:



Fui mostrar a minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei-lhes se o meu desenho lhes metia medo.As pessoas grandes respondera: "Como é que um chapéu pode meter medo?"O meu desenho não era um chapéu. O meu desenho era uma jibóia a digerir um elefante. Para as pessoas grandes conseguirem perceber, porque as pessoas grandes estão sempre a precisar de explicações, fui desenhar a parte de dentro da jibóia. O meu desenho número 2 ficou assim:

As pessoas grandes disseram que era melhor eu deixar-me de jibóias abertas e jibóias fechadas e dedicar-me antes à geografia, à história, à matemática e à gramática. Foi assim que, aos seis anos, me vi forçado a desistir de uma magnífica carreira de pintor. Os sucessivos insucessos do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2 fizeram-me desanimar. As pessoas grandes nuncam percebem nada sozinhas e uma criança acaba por se cansar de ter que estar sempre a explicar-lhes tudo.
Portanto, tive de escolher outra profissão: fui para aviador. Um bocadinho aqui, um bocadinho ali, já voei por quase todo o mundo. E claro que a geografia me serviu de muito. Por exemplo: era capaz de distinguir, logo à primeira vista, a China do Arizona.É muito útil, sobretudo quando andamos perdidos de noite.
Evidentemente que, pela vida fora, tive uma data de contactos com uma data de gente importante. Vivi muito tempo no mundo das pessoas grandes. Vi-as de ben oerti. Não fiquei com muito melhor opinião delas.
Quando encontrava uma que me parecia um poucochinho mais lúcida, fazia-lhe a experiência do meu desenho número 1, que ainda hoje conservo. Queria apurar se ela era mesmo capaz de perceber alguma coisa. Mas invariavelmente, todas respondia: " É um chapéu." Então, não me punha a falar de jibóias, de florestas virgens ou de estrelas. Punha-me era ao seu nível. Falava de bridge, de golfe, de política e de gravatas. E a pessoa grande lá ficava toda contente por ter conhecido um homem com tanto juízo.



domingo, setembro 02, 2007

Memória das minhas putas tristes - Gabriel Garcia Márquez


"Desde então comecei a medir a vida não por anos mas por décadas. A dos cinquenta tinha sido decisiva porque tomei consciência de que quase toda a gente era mais nova que eu. A dos sessenta foi a mais intensa pela suspeita de que já não tinha tempo para me equivocar. A dos setenta foi terrível por uma certa probabilidade de que fosse a última. Não obstante, quando acordei vivo na primeira manhã dos meus noventa anos na cama feliz de Delgadina, atravessou-me a ideia complacente de que a vida não fosse algo que corre como o rio revolto de Hemaclito, mas sim uma ocasião única de dar a volta na grelha e continuar a assar do outro lado durante mais noventa anos."